quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Dividendos: o catalisador para a IF




Hoje quero falar algo pouco explorado que é o YIELD ON COST e mostrar que é possível ter um dividendo acima de 100% no decorrer dos anos simplesmente aportando uma única vez e reaportando somente os dividendos sem trazer dinheiro de fora.

Estudei várias ações e muitas delas apresentaram bons resultados como EZTC3, ITSA4 E ABEV3 que sera o objeto do estudo.

Vou considerar que o investidor fez somente um aporte de R$ 100.000,00 e reaplicou somente os dividendos durante um prazo de 10 anos.

Vou começar do ano 2008 e terminar no ano 2017.

A compra foi feita no primeiro pregão de 2008 e durante todo o tempo o investidor acumulava os dividendos e comprava no primeiro pregão do ano seguinte, uma estratégia bem ruim, estou considerando o pior cenário possível.

O hipotetico investidor acumulou em 10 anos, com um único aporte e reaplicação dos dividendos incrivéis:

R$ 1.056.321,00 
na cotação de hoje

No ano de 2008 a ABEV3 iniciou o ano cotada a 2,96 o que daria um total de 33.700 ações, receberia 0,18 de DY que daria R$ 6.066,00 ou 6,06% . . .

. . . que seria reaportado na carteira no ano de 2009, no primeiro pregão, quando a cotação estava  R$ 2,95 o que daria mais 2.000 ações, ficando com um total de 35.700 ações, nesse ano a ABEV3 pagou um total de 0,23 de DY, o que resultou em R$ 8.211,00 no ano, que foram reaportado no primeiro pregão de 2010 . . .e assim sucessivamente conforme a planilha:


Reparem que considerando uma hipótese possível e bem porca e sem aportes a carteira teria rendido 1.000% e alcançado o primeiro milhão.

Sei que não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta e que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

Em ITSA4 usando os mesmo modelos de 2008 até 2016 teria acumulado pouco mais de 700 mil reais em patrimônio e gordos dividendos.
postaria a planilha, mas acabei de fazer uma burrada e perde-la.

Edição: após uma anônimo perguntar se os valores em ITSA4 estariam correto, fui verificar na calculadora de dividendos do site da empresa e vi cheguei nos valores apresentados.

Um total de 47.500 ações que hoje estão cotadas 12,68 dando um patrimônio de R$ 602.300,00

Em 2008 aporte único de R$ 100.000,00 no preço de 4,11 reais totalizando:  24.300 ações

A tabela mostra o ano, o aporte a quantidade comprada e acumulada e os dividendos do ano

Abaixo segue os dividendos recebidos no ano e quantidade de ações acumulada e o DY no ano
Fonte: http://www.itausa.com.br/pt/itausa-no-mercado-de-acoes/calculadora-de-dividendos

















Dividendos recebidos ao longo de 10 anos: R$ 136.544,22
Um único aporte, com estratégia bem tosca e reaplicando os dividendos.
Saldo hoje: R$ 602.300,00

Me recordo que o pobreta fez um ALL IN em ELPL4 e se aquela anta segurou as ações e aumentou posição quando estava no fundo do poço ele já deve estar próximo de seu milhão pelos meus cálculos.

Mas em suma é isso, eu acredito em montar posições e fazer no máximo 4 compras por ano e aproveitar as melhores oportunidades com o mercado em baixa, o mercado é cíclico e é besteira comprar quando tudo está em alta. Não concordo com o Bastter quando fala que tem que comprar ativos mensalmente não importa o valor.

Valor importa e muito, acredito em compras somente com o mercado em baixa por gostar de análise técnica.

Entendo que os se os lucros das empresas continuarem crescente a tendência é o DY aumentar - algo obvio - e acumular o máximo de ação possível procurando fundos e aportando próximo das regiões de suporte no gráfico mensal do IBOV me daria um ótimo preço médio e dividendos mais robustos em relação a compra.

Tenho algumas preferencias hoje para realizar o aporte que são ITSA4, ABEV3 e uma turnaround que creio que tem tudo para voltar aos patamares anteriores, USIMINAS (USIM5).

DY ON COST aliado com lançamentos cobertos pode ser um alavanca enorme para os aportes e após ficar robusto, não precisa mais trazer dinheiro de fora (trabalho) para aportar

Sei que posso encontrar algumas resistência quanto ao assunto, por que treino é treino jogo é jogo, mas a intenção é montar uma carteira de 1kk e conseguir um DY ON COST superior aos 20% em 10 anos.

DY ON COST de 20% a.a
Lançamentos cobertos de 10% a.a

Em cima de R$ 1.000.000,00 daria R$ 300 mil por ano.

Com esses valores acredito ser possível PARAR de aportar dinheiro de fora e só reinvestir os proventos e conseguir uma bola de neve ano após ano crescente.

300 pau pau por ano.

Estamos em 2018 em 2028 pretendo atingir essa sigla, sem ser sonhador. Sim amiguinhos, estou prestes a sair da bosta e ascender novamente, minha mente está preparada, meu corpo e alma também e estou convicto disso. Conseguirei fazer aportes robustos e dar um lar para minha família.

Vou contar sobre um investidor na casa dos 50 anos que conheci anos atrás.
Ele tinha uma construtora e ganhava dinheiro erguendo prédios e vendendo.
Tinha muito dinheiro.
Acontece que compartilhei uma mesa com ele em um casamento de um conhecido em comum, na época que estava no meu auge.
Acho que o noivo, pensou: O PV está tendo sucesso nos negócios, então vou colocar esse extrume numa mesa que pode lhe render algo, vou colocar ele na mesa dos mais ricos da festa. E foi lá que sentei com minha loirinha (namorada) que chamava muito atenção pelo seu corpo e beleza (minha atual esposa).

E conversa vai, conversa vem, alguns drinks começamos a falar de investimentos.

Quando o magnata do ramo imobiliário soltou que tinha 300k de petrobrás.
Nossa!!! Pensei comigo, esse cara é louco em ter 300 mil reais em uma empresa lixosa, na época a Dilma era presidente e estava fodendo com a empresa, ela estava em queda livre e ele comprado. Que amador.

Mas não era 300 mil reais, eram 300 mil ações em quantidade.

APAPUTAQUEPARIU, e eu pensando que iria impressionar com uma carteirinha de uns 400 mil, na época comprada a termo.

Perguntei como ia os investimentos e fiquei surpreso com a resposta:

- Já foi melhor, até 2007 eu conseguia fazer 2% a.m com lançamentos cobertos, agora está difícil conseguir 1,5% a.m

Outra resposta surpreendente:

- Tenho a ação a um preço médio de -10,00 reais - vou repetir, "a MENOS DEZ REAIS".

Isso significa que ele fez tanto lançamento coberto e reaplicou os dividendos que ele já extraiu todo o investimento e lucrou 10 reais por ação em carteira, PQP; em uma conta porca totaliza 3 milhões de reais de lucro.

Não sei quanto tempo ele vêm fazendo as compras, reaplicando os dividendos e fazendo lançamentos, mas se continuou fazendo isso e comprou a ação a 5 reais no estopim do impeachment ele deve ter lucrado muito mais e ter retornos superiores a 100% em alguns anos.

Isso sim é aumentar o YELD ON COST.

Novidades: consegui desenvolver algo consistente, sem alavancagem que vai me gerar uma renda de aproximadamente R$ 2k esse mês de fevereiro.
Sim, é trade e sei o que estou fazendo, já consegui o capital, saquei do projeto digital que esse mês deu uma bombada e ganhei 300 dólares de comissão, e irei depositar na CLEAR CORRETORA para fazer as operações.

Então além do futuro emprego lixoso de 1,5k reais, irei ter um adicional de mais R$ 2k na renda.

Já estou alugando uma casa para sair do inferno que me encontro e TALVEZ, inicie os aportes em RF em março, no mais tardar em maio.

Primeiro, vou pagar uns 6 meses de alguel adiantado de 900 reais/mês e o que vai dar 5.400 reais.
Convenci minha esposa a usar o dinheiro do auxilio maternidade para isso, o que vai dar 3 mil reais e cabe a mim, ganhar o resto para pagar o aluguel.

Depois terei 6 meses para respirar, conseguir um emprego e extrair aproximadamente R$ 2k com trades, algo possível e sem alavancagem.

A casa que vi tem quarto planejado, sala e cozinha planejada, 3 quartos sendo 1 suíte. Sim esse pobre fodido vai sair da merda e vencer.
A casa é de rico, o pai deu para o filho que casou e largou após 1 ano e para arrumar dinheiro para dividirem a casa na separação, o pai comprou a casa e agora vai alugar.
O filho, antigo dono da casa, vazou para os Estados Unidos com a grana. A dona da casa é cliente da minha esposa e insistiu para que alugássemos, eu fiquei relutante no começo, mas vai ser contrato de gaveta, com móveis planejados e só tenho que arcar com o aluguel.
Então estou fazendo de tudo para ir para casa até o dia 1° de março.

O futuro está se desenhando promissor!

Que venha a casa, os aportes, as rendas extras e a USP final do ano para coroar a vitória nesse ano.

PS: vou tentar a regularidade nos posts 1 vez por semana, geralmente as quartas-feiras













24 comentários:

  1. Gostei de ver seu otimismo!

    Siga lutando amigo PV!

    ResponderExcluir
  2. Seus filhos eram planejados ou não? É estranho você dizer que aos 20 tinha muito dinheiro e agora aos 28 tem bem menos.

    Mas que loucura.

    Até hoje nunca namorei. Sempre foco no financeiro. Nunca fui atrás de mulher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi planejado.
      Dinheiro que aparentemente vem fácil, vai fácil.


      Não sei a sua idade, mas a REAL tem que prevalecer, sempre lia os textos da real e achava que era extremismo demais, que os caras eram uns losers fracassados e me achava superior e fui na onde de mulheres, apego emocional e acreditar no conto de fadas que é o amor e hoje pago por desprezar todo conhecimento que tinha a respeito.

      Excluir
  3. Me responde uma coisa, quando se namora sério, as mulheres querem ter filhos logo?

    Meu planejamento seria arrumar uma namorada mais nova futuramente. O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Minha esposa quando namorávamos falava sobre ter filhos, mas nunca levei a sério, mas julgo que se você tem um boa condição elas já projetam isso na mente.

      No meu caso, minha esposa julgava que casando e tendo filhos eu iria parar de especular e jogar poker.

      2. Cara, só pense em namorar depois de se formar e já ter iniciado seus aportes e investimentos de longo prazo.
      Não se apaixone e não case antes dos 30.

      Casei com 25 anos e vi meu patrimônio ruir, minha imagem queimar e perder toda credibilidade que tinha ante minha família.
      Todos me culpam pela falta de estrutura e da maneira como temos vivido


      Esse é meu conselho.

      Excluir
  4. Tem certeza que dá tudo isso em dividendos?

    Usei essa calculadora com ações do Itausa

    http://www.itausa.com.br/pt/itausa-no-mercado-de-acoes/calculadora-de-dividendos

    100 mil ações deu uns 22 mil por ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiz pela calculadora de dividendos dela, vou refazer e posto editando o post acima

      Excluir
    2. Acabei de rever, em ITSA4 daria uma acumulado de R$ 602 mil reais.

      Vou editar o post e colocar os resultados ANO a ANO reinvestindo os dividendos

      Excluir
    3. acabei de editar o post com o CASE de ITAUSA

      Excluir
  5. Se o foco é a IF, tem que ter muito dinheiro pra ter imóvel próprio.

    Tem que alcançar a IF primeiro, depois compra um imóvel pra MORAR.

    Mas ai o cara fica sem namorada, porque mulheres não namoram caras que não tem casa própria.

    Olha que sinuca de bico! O que tem a dizer a respeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra imóvel por mulher é burrice, e no Brasil você sempre paga por 2 ou 3 num único imóvel. Saia da matrix e invista em fiis.

      Excluir
  6. Fala cara, moro com os pais e uso o carro deles. Porém não tenho planos pra comprar imóvel próprio pra morar.

    Não creio que vale a pena imobilizar capital tendo pouco capital.

    Priorizo dinheiro líquido. Se acontecer de não ter mais renda, de onde vou tirar dinheiro se não conseguir alugar o imóvel?

    Veja como é complexo. Não vou pagar aluguel também! Sem prazo pra sair da casa dos pais.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom PV. Você poderia fazer um post como esse falando sobre Fiis também? E quais os melhores pra se investir.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entende nada de investimentos cornao kkkk.

      Excluir
    2. os haters já começaram a invadir aqui kkkkkkkk

      onde o kraft travequeiro chega causa discórdia kkkk

      Excluir
  8. Olá PV,

    Parabéns pelo post. Já fiz umas contas no site da Itaúsa também. Por isso que meu foco é em dividendos de empresas boas ao logo dos anos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá pobre vencedor, conheci o blog a pouco, torço por você

    Aplico na bolsa a algum tempo, então farei algumas críticas (construtivas). Óbvio que a reaplicação de dividendos é uma estratégia vencedera, MAS...

    Os números que você apresenta são bons mas note que o período total, com exceção de alguns anos, é de alta. Não há garantia que se tenha alta para sempre. O preço da ação tende a ajustar com o dividendo, ou seja, se paga bem, a ação sobe. Quando ocorre o contrário, não é todo mundo que aguenta ver o patrimônio cair e receber dividendos minguados

    Não se deve investir em uma ação só, mas diversificar. As ações que você calculou são as que subiram, mas imagina quem tinha na carteira algo que caiu como a eletropaulo (a queridinha dos dividendos na época, presente em todas as carteiras dos anos 2000). Outro exemplo foi a Lupatech, esta faliu. Qualquer empresa pode desabar por eventos futuros, isto dilui o resultado das outras.

    A taxa que você projetou para os lançamentos cobertos é alta, e na prática não é constante. Acredite em mim, seu cálculo só funciona se a bolsa não tiver grande variação. Períodos de grandes altas te deixam em strikes ruins para o mês seguinte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo com tudo que disse. Eu, realmente, usei exemplos exagerados.

      Agora sobre os LC tenho contato com pessoas que conseguem fazer 10% a.a com consistência, são executados algumas vezes mas o financeiro sempre sobe.

      Mas gostei muito do comentário, demonstrou ser muito sensato e coerente. Até salvei algumas coisas:

      "quem tinha na carteira algo que caiu como a eletropaulo (a queridinha dos dividendos na época, presente em todas as carteiras dos anos 2000). Outro exemplo foi a Lupatech, esta faliu. Qualquer empresa pode desabar por eventos futuros, isto dilui o resultado das outras."

      mas acho que um bom filtro fundamentalista consegue diluir esse perigo.

      Diversificação, como diz tem que ser o apice da carteira e não um resultado isolado.

      Não pretendo fazer ALL IN quando iniciar a carteira.

      Grato pelo comentário muito conciso.

      Excluir
    2. A intenção da simulação dele é boa, pena que foi feita com poucas empresas e muito focado apenas em dividendos. Mas eu já fiz esse tipo de simulação de crescimento porém eu estudei 26 empresas, todas escolhidas por meio de analise fundamentalista, usando analise dos gráficos apenas para pegar o valor das cotações, usei como critério para escolher as empresas elementos, patrimônio crescente, operacional crescente, lucro crescente e endividamento equilibrado ou decrescente e uma distribuição consistente de dividendos. Fiquei surpreso e ciente que o buy and hold de boas empresas é a melhor estratégia para acumular capital para viver de renda. E nesse cenário de estudo eu não fui otimista e mesmo assim a rentabilidade ficou por volta de 1,8% ao mês, e também descobri que as bonificações seja em ações ou em dinheiro são um elemento essencial para exponencializar esse crescimento patrimônial. Algumas das empresas que analise foram itau, ambev, bradesco, itausa, grendene, mdias branco, odontoprev, itausa, weg, lojas renner ....

      Excluir
  10. Boa sorte !!! vá postando os resultados !!

    ResponderExcluir
  11. Olá PV.

    Você pode indicar livros, cursos, vídeos, etc sobre opções, trades, análise técnica e tal? Fiquei interessado nessa sua estratégia, principalmente pelo fato de não ficar o dia todo na frente do monitor. Abraço e sucesso pra vc.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom PV!

    Essa é a ideia! Vou citar este post lá no blog. Vá aportando e postando, daqui a 10 anos você fará seu próprio relato.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá PV,

    Muito interessante este estudo de longo prazo, vendo o efeito dos dividendos e seu reinvestimento.

    O problema é que ao fazer retrospectivo, você acaba selecionando as empresas vencedoras e gera um viés muito forte no resultado.

    Acredito que fazer um estudo prospectivo, daqui pra frente, com critérios de aporte, ações e reinvestimento dos dividendos pode trazer um resultado mais "vida real".

    Abçs!

    ResponderExcluir

Sexta-feira 19:05 e voltei

Fala pessoal, andei sumido mas estou voltando a ativa. Bom para começar hoje é sexta-feira (17) são 18:42 e estou na porra do escritório ...